nexo

Como está o desenvolvimento de vacinas contra covid-19 no Brasil

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 27/4/2021)

Até abril de 2021, duas vacinas contra a covid-19 são aplicadas no Brasil: a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no país pelo Instituto Butantan; e a vacina de Oxford, elaborada pela universidade britânica em parceria com a companhia farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e fabricada no país pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

As duas foram desenvolvidas no exterior e, mesmo quando envasadas no Brasil, dependem de insumos vindos de fora ou da transferência de tecnologia para que a produção possa ocorrer toda no país. Por isso, ter vacinas brasileiras contra covid-19 é um passo considerado estratégico para garantir a autonomia nacional diante do alto custo de insumos e da escassez de imunizantes no mercado internacional.

Menor custo, independência de insumos vindos de fora e controle da produção da vacina são vantagens destacadas. Isso também prepararia o país para a hipótese de a pandemia persistir por muito tempo, visto que pesquisadores consideram que a vacinação contra covid-19 poderá ser necessária de tempos em tempos, como ocorre com a gripe, devido às mutações no vírus. […]

FOTO: FREEPIK

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s