nexo

‘Instagram nos ensinou a transformar vidas em consumo’

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 26/4/2021)

Foi nas vielas da Vila Madalena, na zona oeste da cidade de São Paulo, que a jornalista americana Sarah Frier identificou um dos maiores símbolos da cultura do Instagram: o Beco do Batman, travessa grafitada que se tornou galeria a céu aberto e um dos principais pontos instagramáveis da capital paulista.

Para Frier, repórter que cobre mídias sociais para a agência Bloomberg, o beco é um bom exemplo do impacto do aplicativo de publicação de fotos. Trata-se de um endereço visualmente atrativo e atual, que rende imagens descoladas e milhares de interações, atraindo cada vez mais influenciadores digitais, mais visitantes, mais imagens, mais likes e assim sucessivamente.

Disputado por artistas, o Beco do Batman se tornou um ponto turístico de experiência, inspirando inclusive serviços de “personal paparazzi” no Airbnb (tours em que o turista paga para ser fotografado entre os muros coloridos), conta a jornalista, autora do recém-lançado livro “Sem filtro: Os bastidores do Instagram: como uma startup revolucionou nosso estilo de vida” (Planeta Estratégia, 2021). […]

ARTE: PIXABAY

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s