uol

‘Pode abrir a porta agora’

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 7/4/2021)

O telefone tocou às 8 horas da manhã em ponto. Minutos depois, reverberou o aviso no alto-falante: quarto 710, você pode abrir sua porta agora.

Esta foi a primeira de três ligações que a stylist paulistana Chialin Chiang, 43, recebeu no quarto onde fez quarentena obrigatória de 14 dias em Taiwan. Ela vestia a máscara e abria a porta para pegar o café do McDonald’s deixado por funcionários do hotel. Funcionários de que, flanando como fantasmas pelos corredores desertos, ela nunca viu o rosto.

Ao meio-dia, eles ligavam para avisar a chegada do almoço; às 18h, a do jantar. O menu era sempre um obentô típico deste lado do mundo, com arroz japonês, legumes diversos e um tipo de proteína, principalmente peixe ou frango. Assim passaram os dias.

Entre 17 e 31 de março, a stylist e seus dois filhos viveram uma rotina muito diferente da que tinham na Vila Talarico, na zona leste de São Paulo, sob o tique-taque de um relógio à espera da próxima oportunidade para abrir a porta, única saída para o mundo lá fora. […]

FOTO: REMI THOREL/UNSPLASH

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s