nexo

Qual a situação dos primeiros países que lidaram com a covid-19

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 3/4/2021)

A Ásia e a Oceania foram os primeiros focos do novo coronavírus, antes que o surto da doença fosse declarado uma pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em 11 de março de 2020.

O primeiro epicentro da covid-19 foi a China, onde a doença surgiu ainda no fim de 2019. Em janeiro de 2020, países do Leste Asiático, como Coreia do Sul e Japão, registraram os primeiros casos de contágio. Em fevereiro de 2020, foi a vez da Nova Zelândia.

Ao longo de 2020 países da Ásia e da Oceania se tornaram modelos para muitas das estratégias de enfrentamento à pandemia. Passaram por ondas de intensidades diversas e adotaram abordagens diferentes, mas conseguiram controlar o número de infecções e de mortes, se comparados a Europa e Américas.

Um relatório de janeiro de 2021 do Lowy Institute, centro de estudos de Sydney, na Austrália, analisou 98 países a partir de critérios como casos e mortes por milhão de habitantes para avaliar a gestão pública ao longo da pandemia. Entre os que tiveram as melhores ações para conter a doença estão Nova Zelândia, Vietnã, Tailândia e Taiwan. O Brasil, que em abril de 2021 é o epicentro da covid-19 no mundo, foi o pior. […]

ARTE: LOWY INSTITUTE

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s