nexo

Qual o papel das mulheres na liderança contra a covid-19

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 1/4/2021)

Mulheres estão entre as mais atingidas pela pandemia de covid-19 no mundo inteiro. Índices de sobrecarga de trabalho doméstico, exposição à violência e vulnerabilidade econômica estão entre os impactos que acirraram a desigualdade de gênero. No contexto do isolamento social, cresceram casos de agressão, estupros e feminicídios. No Brasil, nos lares liderados por mulheres negras, agravou-se o risco de insegurança alimentar e fome; na linha de frente, elas são as mais vulneráveis a situações de assédio e abalo psicológico.

“Se mulheres estão imersas nos riscos da pandemia, já passou da hora de elas terem direito de decidir sobre as políticas públicas que impactam nossas vidas”, destacou a cientista social Michelle Ferreti, do Instituto Alziras, organização da sociedade civil que realiza pesquisas e estudos sobre mulheres na política e gestão pública.

“Mais do que nunca, precisamos de mais mulheres nos espaços de poder e tomada de decisão política. E precisamos garantir que as mulheres que já estão nesses espaços possam governar e exercer seus mandatos livres de assédio, ameaças, violência e discriminação”, frisou Ferreti, no webinário “Mulheres na liderança contra a covid-19”, realizado na quarta-feira (31), com mediação de Marina Menezes, do Nexo. […]

FOTO: INSTITUTO ALZIRAS/REPRODUÇÃO

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s