uol

Por que ‘identidade’ se tornou palavra-chave para entender o (Big Brother) Brasil

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 26/2/2021)

A hashtag #ForaKarol subiu como um foguete aos trending topics no domingo (21) no Twitter. Já que era pra tombar, ela tombou: Karol Conká, a rapper negra que se tornou persona non grata e foi eliminada com 99.17% dos votos do público do Big Brother Brasil, estrelou muitos dos “melhores momentos” de controvérsia desta edição do reality show da Globo — marcado agora por discussões sobre militância e militagem, com um léxico lumenístico próprio e um dilema de quem-cancela-quem nas distorções das chamadas “pautas identitárias”.

“Esse BBB se tornou um laboratório a céu aberto da fragmentação dessa esquerda identitária que não tem um modelo de sociedade, que é dividida em tribos e que não concilia o discurso da diferença com o da igualdade”, definiu o filósofo Wilson Gomes, professor da Ufba (Universidade Federal da Bahia), à BBC News Brasil.

Um dos argumentos do autor é que a identificação dos integrantes com uma minoria vem sendo utilizada como um tipo de salvo-conduto para atitudes discriminatórias dentro e fora dos estúdios de TV. Identitário, assim, se tornou palavra-chave para compreender o caldo de Brasil dentro desse laboratório social, protagonizado por um recorde de participantes não-brancos e não-heterossexuais. Mas o que quer dizer identitário? […]

FOTO: H.HEYERLEIN/UNSPLASH

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s