uol

“Devemos, sim, levantar nossas vozes”, diz Shiori Ito, símbolo do movimento #MeToo no Japão

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Universa – Uol – 16/2/2021)

“Nós devemos, sim, levantar nossas vozes”, clamou a documentarista e jornalista japonesa Shiori Ito, 32. “Dizer que ‘mulheres falam demais’ quer dizer, na verdade, que você não quer ouvi-las”, acrescentou Ito, no seminário “O Movimento #MeToo na Ásia”, organizado pela International House of Japan e transmitido na última sexta pelo Youtube.

Horas antes, o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yoshiro Mori, 83, havia anunciado sua renúncia ao cargo após uma avalanche de críticas provocadas por seus comentários sexistas. 

Questionado no início do mês sobre a possibilidade de aumentar a participação feminina no comitê olímpico de 20% para 40%, Mori respondeu que as reuniões com a presença de muitas mulheres demoravam, pois elas tinha tendência de “falar demais”.

“Se aumentar o número de mulheres e o tempo de intervenção não for limitado, é mais difícil concluí-las, o que é irritante. As reuniões se tornam muito longas. Mulheres adoram competir umas contra as outras. Se uma pede a palavra, as outras pensam que também devem se expressar. O comitê organizador tem sete mulheres, mas elas sabem ficar no seu lugar”, disse Mori, que foi primeiro-ministro do Japão entre 2000 e 2001. […]

ARTE: IHJ/FACEBOOK

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s