nexo

Qual foi o papel do Brasil na ditadura do Chile

Ao ‘Nexo’ o jornalista Roberto Simon fala sobre livro em que detalha como o regime militar brasileiro apoiou conspiradores chilenos antes, durante e depois do golpe de Pinochet

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 9/2/2021)

“O Brasil de Pinochet” foi a primeira de uma série de reportagens especiais do jornalista Roberto Simon sobre a atuação de agentes da ditadura militar brasileira antes, durante e depois do golpe de Augusto Pinochet no Chile, em setembro de 1973.

Publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em setembro de 2013, no 40o aniversário do golpe, a série de Simon destacou documentos diplomáticos secretos do Chile (até então inéditos no Brasil) que detalhavam ações do governo do general Emílio Garrastazu Médici na derrubada do socialista Salvador Allende, eleito para a Presidência chilena em setembro de 1970.

Desde então, Simon se dedicou a investigar as relações entre Brasil e Chile, a partir da consulta a arquivos da época e entrevistas realizadas nos dois países sul-americanos e nos Estados Unidos, onde o jornalista e analista internacional realizou o mestrado em políticas públicas, na Kennedy School, da Universidade de Harvard.

“O Brasil contra a democracia” é o saldo desses sete anos de pesquisa. Lançado pela Companhia das Letras em fevereiro de 2021, o livro expõe o alinhamento ideológico entre os militares dos dois países, a articulação do golpe e os esforços brasileiros para proteger a ditadura chilena – esforços que incluíram dinheiro, discursos diplomáticos e armas, destacou o colunista Jamil Chade. […]

IMAGEM: DIV.

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s