gama

Hora da verdade

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Gama Revista – 31/1/2021)

Foi diante de mais de 600 cientistas e um punhado de jornalistas que um prestigiado astrofísico subiu ao palco para dizer que, depois de décadas de estudos, sua própria tese sobre buracos negros estava errada. Era julho de 2004 e, de um disputado auditório da 17ª Conferência Internacional de Relatividade Geral e Gravidade, em Dublin (Irlanda), saiu a manchete para diversas revistas científicas e agências de notícias: Stephen Hawking admite que estava errado.

“Lamento desapontar os fãs de ficção científica, mas não há possibilidade de usar buracos negros para viajar para outros universos. […] É ótimo resolver um problema que tem me perturbado por quase 30 anos, mesmo que a resposta seja menos interessante que a alternativa que sugeri a princípio”, disse o físico britânico, professor emérito da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e autor de best-sellers como “Uma Breve História do Tempo” (1988) e “A Teoria de Tudo” (2002).

“A humildade de Hawking já seria rara em qualquer época, mas o é ainda mais em tempos em que admitir o menor dos erros é visto como uma fraqueza a ser zombada. Enquanto campos-chave como os de mudança climática e vacina são politizados, esse tipo de rigidez também infecta como discutimos e não discutimos a ciência. Cientistas ficam relutantes em reconhecer incertezas […]. O resultado: intelectuais bem-intencionados se sentem obrigados a expor a ciência como uma série de verdades que não devem ser discutidas ou duvidadas”, escreveu o jornalista Adam Minter, colunista da Bloomberg, ao lembrar o legado de Hawking, morto por complicações de uma doença degenerativa em março de 2018. […]

IMAGEM: PIXABAY

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s