uol

Como a youtuber Si Liao se tornou professora pop de mandarim no Brasil

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Tab Uol – 25/12/2020)

Quando Si Liao era pequena, o mundo era pequeno. Nascida em uma cidade do interior da China, ela costumava caminhar perto de sua casa e imaginar o que existiria além-mar. “Do outro lado estaria o Japão. Na época, o mundo se resumia a China e Japão para mim”, lembra Si, 33, ou melhor, Sisi, como é conhecida.

Na verdade, a cidade “do interior” era Yuè Yáng, que conta mais de 5 milhões de habitantes (é maior que Brasília, que tem 3 milhões). O “mar” era o lago Dòng Tíng Hú, um dos maiores da China — e, do outro lado dele, há mais China.

Se as lembranças da infância na província de Hunan ganham outra dimensão, as da juventude na província de Hubei não ficam para trás. Sisi se mudou para a metrópole de Wuhan para estudar Literatura e Língua Chinesa na Universidade de Hubei, a uma hora de trem-bala de sua cidade natal. Mal sabia ela que, ao longo da década de 2000, o ensino de mandarim se tornaria tendência internacional. Que, em 2011, a China ultrapassaria o Japão e se tornaria a segunda potência econômica do mundo. E que Wuhan, em 2020, se tornaria o primeiro epicentro de uma pandemia histórica, a atual, de Covid-19. […]

FOTO: DIV.

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s