Japão vive pior momento da pandemia de covid
Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para RFI Brasil – 17/12/2020)
(Uol)
Diante dos recordes de infecções diárias e do aumento de internações por Covid-19, os hospitais japoneses suspederam tratamentos de câncer e de outras doenças para dar conta da pandemia. Após fazer uma campanha pelo turismo interno, a recomendação do governo japonês agora é ficar em casa para passar “um Ano Novo tranquilo”, nas palavras do primeiro-ministro Yoshihide Suga.
O primeiro pico de infecções de Covid-19 no Japão ocorreu em 11 de abril, com 701 casos confirmados em todo território japonês, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. O segundo momento crítico foi em 30 de julho, já na casa dos 1,7 mil novos diagnósticos. Entretanto, em 12 de dezembro, o arquipélago ultrapassou a marca de 3 mil casos diários pela primeira vez – mais precisamente, 3.041.
A alta acendeu o alerta máximo para a sobrecarga do sistema de assistência médica – uma estrutura que está “começando a desmoronar”, segundo a expressão do médico Toshio Nakagawa, presidente da Associação Médica do Japão. Nas províncias mais atingidas, hospitais foram obrigados a suspender tratamentos de câncer e de outras doenças para dar conta da pandemia. […]

FOTO: JASE BLOOR/UNSPLASH
Categories: jornalismo