gama

Um bonde chamado desejo

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Gama Revista – 13/12/2020)

No fim de fevereiro, enquanto glitter para colorir o carnaval era o must-have do momento no Brasil, outro tipo de produto era disputado quase a tapa no Japão. Um insosso objeto de desejo: papel higiênico.

Na época, uma fake news dizia que a matéria-prima para o papel viria da China, primeiro epicentro do novo coronavírus, e que seria preciso estocar o produto pois as fronteiras sino-japonesas poderiam se fechar de uma hora para outra – o vírus Sars-Cov-2 desembarcou desse lado do mundo primeiro, antes da declaração oficial de pandemia de covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que só se daria em 11 de março.

Foi esse bonde chamado desejo que levou multidões atrás de papel higiênico, máscaras cirúrgicas e frascos de álcool gel nos mercados na Ásia. E não demorou para esse trem descarrilar no Brasil: entre 16 e 22 de março, segundo levantamento da consultoria Kantar, o consumo de papel higiênico aumentou 211%, produtos para casa, 98%, e detergente, 79%. Outro estudo, da empresa Nielsen, indicou crescimento considerável de venda de itens como antisséptico (623%) e softwares (389%). […]

FOTO: ALEXA/PIXABAY

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s