revista tpm

Sabrina Fernandes: se quiser mudar o mundo, vem junto

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Revista Tpm – 3/12/2020)

“Pessimismo da razão e otimismo da vontade, vocês já ouviram essa frase, né?”, pergunta Sabrina Fernandes, citando a fórmula do escritor francês Romain Rolland, que ficou famosa nos livros do filósofo italiano Antonio Gramsci, enquanto passa primer no rosto. 

“Pessimismo decorre da análise, de olhar a realidade e ver que a gente está realmente muito ferrado. Maaas, otimismo da vontade para transformar a realidade demonstra que o pessimismo também tem outro lado. Sou extremamente pessimista. Mas, quando olho para a situação atual, vejo a necessidade de um senso de urgência gigantesco. A década de 2020 é crucial para tentar desacelerar o processo da mudança climática”, acrescenta a acadêmica goiana de 32 anos, desta vez, pincelando uma sombra rosa cintilante nos olhos.

Sentir-se pessimista e se questionar “o que fazer” para mudar a realidade pode ser positivo pois nos faz parar e pensar “o que nós podemos fazer” – uma ação coletiva e organizada, seja em um pequeno movimento de bairro, seja em um mega partido –, ela explica enquanto passa um make todo com produtos veganos em um vídeo no Tese Onze, no YouTube. Desde 2017 no ar, o canal foi batizado em referência à 11a tese de Karl Marx: “Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; porém, o que importa é transformá-lo”. […]

ARTE: HEITOR LOUREIRO/TRIP

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s