Quem foram os Bosozoku, tribos de motoqueiros ‘vida loka’ no Japão
Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 2/10/2020)
Um território historicamente dominado pelos Mugen e reivindicado pela família Amamiya transformou-se na área “S.W.O.R.D.”, disputada por outros cinco clãs: S de Sannoh Rengokai, W de White Rascals, O de Oya Kou, R de Rude Boys e D de Daruma Ikka. Fosse essa a simples sinopse, a história lembraria sagas estilo “Game of Thrones”.
Acrescente-se um toque “Velozes e Furiosos” e o imaginário de gangues juvenis japonesas sobre duas rodas: eis a fórmula de “High&Low”, que entrou no catálogo da Netflix japonesa no fim de setembro. Iniciada em 2015, a franquia, que inclui filmes, livros, mangá, série e spin-off, é um fenômeno deste lado do mundo — a estreia de “High&Low O Filme” (2016), por exemplo, mobilizou especiais em 143 cinemas em todas as 47 províncias japonesas.
“Bosozoku” é uma das palavras que pairam na atmosfera do universo “High&Low”. O termo, que pode ser traduzido como “tribo de direção perigosa”, é uma subcultura de gangues de jovens japoneses, famosas nas décadas de 1980 e 1990 por pilotarem scooters e motos modificadas imprudentemente — ou, como bem definiu o influenciador brasileiro Sky Yabai, os “vida loka” do Japão. […]

FOTO: ‘HIGH&LOW’/REP
Categories: jornalismo