nexo

O que conta nas discussões sobre dieta saudável no Brasil

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 25/9/2020)

Em resposta à nota técnica do Ministério da Agricultura que visava alterar trechos referentes a produtos industrializados no Guia Alimentar para a População Brasileira, 33 cientistas de centros internacionais de pesquisa endereçaram uma carta à ministra Tereza Cristina.

“A associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e sobrepeso e obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias [colesterol alto], doenças cardiovasculares, AVCs, câncer de mama, depressão, fragilidade em idosos e mortalidade em geral foi demonstrada em estudos longitudinais cuidadosos conduzidos em grandes amostras de indivíduos em diferentes países, incluindo EUA, Reino Unido, Espanha e França, além do Brasil”, diz a carta, enviada nesta quarta-feira (23).

A relação entre o alto consumo de alimentos ultraprocessados e o aumento acentuado no ganho de calorias e na gordura corporal, que pode levar à obesidade e outras complicações, é um dos argumentos mais citados para criticar as alterações no guia sugeridas pelo Ministério da Agricultura ao Ministério da Saúde. […]

FOTO: UNSPLASH

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s