uol

‘Goodbye, Brazil’: como a Flórida virou reduto da elite brasileira

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 23/9/2020)

“Disney style lover & Orlando, FL explorer” diz o perfil no Instagram da paulistana Carolina Grabova, 41. Aos 17, ela participou do programa de estágio dos parques da Disney. Era para ser uma simples temporada, tornou-se uma vida: desde 1996 radicada em Orlando, no estado da Flórida, Grabova hoje trabalha como modelo, influenciadora digital e um tipo de embaixadora especial brasileira no mundo mágico de Walt Disney.

“A Flórida tem um jeito casual de ser, um inverno ameno, praias lindas, o que é familiar para os brasileiros. Também é [geograficamente] o estado mais próximo ao Brasil”, diz ela, que em 2020 foi a primeira brasileira escolhida para apresentar a Walt Disney World Marathon, uma maratona de 42 km realizada desde 1994.

Embora simbolize um estilo de vida “Orlando, FL explorer”, Grabova considera difícil definir o estilo de vida dos brasileiros na Flórida, diante da diversidade de experiências. Entretanto, ela destaca qualidade de vida e segurança como pontos positivos que continuam a atrair conterrâneos para lá — dos 1,3 milhão de brasileiros morando em território norte-americano, estima-se que 300 mil se instalaram na Flórida, indica o Itamaraty. […]

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s