nexo

Qual a imagem internacional do Brasil em meio à pandemia

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para Nexo – 15/9/2020)

A imprensa internacional vem destacando como a imagem do Brasil está derretendo diante das convulsões políticas, econômicas e ecológicas do governo Jair Bolsonaro, somadas à crise da pandemia de covid-19.

Bolsonaro é líder do negacionismo do novo coronavírus no mundo, segundo definiu em março a revista americana The Atlantic. “Quebrar o Brasil” ou “levar o país ao desastre” são outros prognósticos que aparecem associados ao presidente, como pontuou a agência britânica BBC, em maio. Ao jornalista Nelson de Sá, do jornal Folha de S.Paulo, o ex-ministro Rubens Ricupero descreveu a imagem do país no exterior como “o lugar de que as pessoas têm medo”.

Transformado em “pária internacional”, na expressão de Alexander Busch, correspondente da agência alemã DW, o governo brasileiro também foi discutido na imprensa europeia em junho e na mídia japonesa em julho. Na época, Bolsonaro foi alvo de queixa no TPI (Tribunal Penal Internacional), de Haia, acusado de crimes contra a humanidade e genocídio, por ações e omissões durante a pandemia do novo coronavírus. […]

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

 

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s