rfi brasil

Sem Olimpíadas, Japão quer incentivar turismo, apesar de alta de Covid-19

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para RFI Brasil – 24/7/2020)
(Uol)

Antes da epidemia, Tóquio esperava receber 40 milhões de turistas a partir desta sexta-feira (24), data de início dos Jogos Olímpicos de Tóquio no calendário original. Entretanto, a realidade da pandemia global de Covid-19 frustrou todas as expectativas: os jogos foram adiados para 2021, as fronteiras foram fechadas para 129 países e a capital japonesa atravessa mais uma onda de infecções do novo coronavírus.

A retomada epidêmica era esperada por especialistas até a descoberta de uma vacina ou de um medicamento eficaz. No entanto, teme-se que as novas ondas sejam maiores e mais abrangentes, alastrando o vírus para áreas onde o surto estava sob controle. O temor cresce agora: no dia 22, o governo japonês lançou um programa para impulsionar o turismo dentro do arquipélago, a campanha “Go To Travel”.

Para aquecer o mercado, o governo federal investiu 1,35 trilhão de ienes (o equivalente a R$ 65 milhões) para incentivar o turismo doméstico, subsidiando descontos de cerca de 35% nas despesas dos viajantes em julho e agosto, além de prever vales e cupons para atrações turísticas em setembro – ao todo, os descontos podem chegar a 50%. A iniciativa federal despertou discussões entre governadores, que pediram para adiá-la ou restringi-la a certas regiões, e críticas sobre o timing da campanha – na internet, a ação foi apelidada de “Go To Trouble”. […]

FOTO: TOKYO2020

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s