Covid-19: como historiadores vão contar o que foi a pandemia
Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 12/5/2020)
“Este é um momento histórico, senhoras e senhores”. É difícil não pensar nesta frase diante da pandemia de Covid-19. O acontecimento, afinal, parou o mundo e marcou a virada do século 20 para o 21, como propôs a historiadora Lilia Schwarcz, em recente entrevista ao UOL.
Entretanto, a impressão de estar vivenciando um fato importante, “que estará nos livros de história de amanhã”, já instiga historiadores hoje.
Acadêmicos estão documentando o que está acontecendo mundo afora, da perspectiva mais objetiva (números de organizações e observatórios internacionais) à subjetiva (diários e memórias de quarentenas). Há diversos projetos em andamento na Europa: na Alemanha, o Coronarchiv; na Espanha, o Barcelona desde casa; na França, o Génération covid e Vivre au temps du confinement; em Luxemburgo, o CovidMemory.Lu. Nos Estados Unidos, a Aha (Associação Americana de Historiadores) e a Aphnys (associação nova-iorquina) publicaram manifestos convocando acadêmicos para documentar a crise “em tempo real”. […]

FOTO: UNSPLASH
Categories: jornalismo