uol

Covid-19: como historiadores vão contar o que foi a pandemia

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 12/5/2020)

“Este é um momento histórico, senhoras e senhores”. É difícil não pensar nesta frase diante da pandemia de Covid-19. O acontecimento, afinal, parou o mundo e marcou a virada do século 20 para o 21, como propôs a historiadora Lilia Schwarcz, em recente entrevista ao UOL.

Entretanto, a impressão de estar vivenciando um fato importante, “que estará nos livros de história de amanhã”, já instiga historiadores hoje.

Acadêmicos estão documentando o que está acontecendo mundo afora, da perspectiva mais objetiva (números de organizações e observatórios internacionais) à subjetiva (diários e memórias de quarentenas). Há diversos projetos em andamento na Europa: na Alemanha, o Coronarchiv; na Espanha, o Barcelona desde casa; na França, o Génération covid e Vivre au temps du confinement; em Luxemburgo, o CovidMemory.Lu. Nos Estados Unidos, a Aha (Associação Americana de Historiadores) e a Aphnys (associação nova-iorquina) publicaram manifestos convocando acadêmicos para documentar a crise “em tempo real”. […]

FOTO: UNSPLASH

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s