uol

#EuNãoSouUmVírus

Por Juliana Sayuri
De Toyohashi (Japão)
(Para TAB Uol – 12/2/2020)

“Ai, miga, sai com esse coronavírus daqui”, ouviu a atriz Ana Hikari, durante uma festa pré-carnaval em São Paulo. “Sua chinesa porca, fica espalhando doença para todos nós” foram as palavras dirigidas à estudante Marie Okabayashi, em um trem do metrô do Rio de Janeiro. “Você não é chinês, né? Não quero pegar coronavírus” foi a pergunta lançada a Leonardo Yamaguti, que trabalha em uma loja de produtos eletrônicos, em Campo Grande.

“Uso de máscaras cirúrgicas; utilização apenas do elevador privativo; e higienização das mãos com álcool gel” foram as condições impostas pelo Edifício Berrini 550, um condomínio empresarial na zona sul de São Paulo, para permitir a entrada de chineses. “Proibida a entrada de chineses. Não quero que espalhem o vírus”, informa o cartaz de uma confeitaria na província japonesa de Kanagawa, reportou a BBC News Brasil. “Desculpe o inconveniente”, diz o cartaz de um bar nos arredores da Fontana di Trevi, em Roma, que também fechou as portas a visitantes chineses, segundo a agência italiana Ansa.

Diante do surto do vírus 2019-nCoV e da disseminação de fake news sobre a epidemia diagnosticada na cidade chinesa de Wuhan, também viralizaram relatos de episódios de discriminação racial contra asiáticos mundo afora: #JeNeSuisPasUnVirus foi a hashtag iniciada por franceses de ascendência asiática, que rapidamente foi incorporada por estudantes asiático-americanos da Universidade da Califórnia (#IAmNotAVirus) e se alastrou pelas redes sociais. Em bom português, #EuNãoSouUmVírus. […]

IMAGEM: @TITIABOLHAA/INSTAGRAM

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s