revista tpm

Ligando aquele botão

Novo livro da antropóloga Mirian Goldenberg quer inspirar mulheres a ligarem o foda-se para serem felizes

Por Juliana Sayuri
De São Paulo
(Para Revista Tpm – 10/7/2019)

A antropóloga Mirian Goldenberg adora ouvir histórias. Aos 62 anos, sua nota biográfica poderia incluir posições prestigiadas como professora titular do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora de best-sellers como A outra (1990) e A bela velhice (2013). Mas a expressão que melhor lhe define – e lhe agrada – atualmente é outra: “escutadora dos velhinhos”.

Desde 2015, a acadêmica santista radicada no Rio vem investigando o estilo de vida dos idosos (mais de 60 anos) e dos superidosos (mais de 90). Muitos dos entrevistados para seus estudos, inclusive, se tornaram seus amigos, principalmente os do segmento super: eles se falam quase todos os dias, por Facebook ou WhatsApp, e saem juntos para ir ao cinema, ouvir música, tomar chope. Segundo Mirian, os idosos são ativos, independentes, lúcidos e alegres.

Foram eles que inspiraram a conferência A invenção de uma bela velhice, apresentada pela antropóloga no TEDx São Paulo, em novembro de 2017. O vídeo, que desde sua publicação no YouTube, em janeiro de 2018, já ultrapassou um milhão de visualizações, também motivou Mirian a escrever o livro Liberdade, felicidade e foda-se, que será lançado no dia 22 de julho no Rio de Janeiro. […]

486

Divulgação

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s