A primeira livraria feminista de Santa Catarina
De Florianópolis, Livras é um dos poucos espaços dedicados ao gênero no Brasil; criadoras listam à Tpm dez livros para pensar o feminismo atual
Por Juliana Sayuri
De Florianópolis
(Para Revista Tpm – 8/2/2019)
Entre as construções coloridas da tradicional Rua Quinze de Novembro, a casinha azul do número 181 vem movimentando o distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, no norte de Florianópolis (SC). Desde o fim de dezembro, o endereço abriga a Livras: Mulheres e Livros, a primeira livraria feminista de Santa Catarina – e uma das primeiras lojas físicas dedicadas ao gênero (literalmente) no Brasil.
Além da Livras, há iniciativas como o movimento #LeiaMulheres, a digital Livraria Feminista e a paulistana Livraria Africanidades.
“Aqui”, diz a bióloga paulista Ligia Moreiras, 40, “você não vai encontrar manuais para criar crianças, livros que padronizam, culpabilizam ou agridem mulheres; você vai encontrar publicações que respeitam a diversidade de mentes, corpos e amores”.
“Aqui” é o segundo andar da casa azul – o térreo é ocupado pelo Atelier Santo de Casa, uma galeria colorida que reúne souvenires, peças de artesanato e azulejos ilustrados com o rosto de Frida Kahlo; ao lado, o endereço ainda abriga um bar tradicional e uma cervejaria artesanal. […]

FOTO: JULIANA SAYURI
Categories: jornalismo