revista tpm

A primeira livraria feminista de Santa Catarina

De Florianópolis, Livras é um dos poucos espaços dedicados ao gênero no Brasil; criadoras listam à Tpm dez livros para pensar o feminismo atual

Por Juliana Sayuri 
De Florianópolis 
(Para Revista Tpm – 8/2/2019)

Entre as construções coloridas da tradicional Rua Quinze de Novembro, a casinha azul do número 181 vem movimentando o distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, no norte de Florianópolis (SC). Desde o fim de dezembro, o endereço abriga a Livras: Mulheres e Livros, a primeira livraria feminista de Santa Catarina – e uma das primeiras lojas físicas dedicadas ao gênero (literalmente) no Brasil.

Além da Livras, há iniciativas como o movimento #LeiaMulheres, a digital Livraria Feminista e a paulistana Livraria Africanidades.

Aqui”, diz a bióloga paulista Ligia Moreiras, 40, “você não vai encontrar manuais para criar crianças, livros que padronizam, culpabilizam ou agridem mulheres; você vai encontrar publicações que respeitam a diversidade de mentes, corpos e amores”.

“Aqui” é o segundo andar da casa azul – o térreo é ocupado pelo Atelier Santo de Casa, uma galeria colorida que reúne souvenires, peças de artesanato e azulejos ilustrados com o rosto de Frida Kahlo; ao lado, o endereço ainda abriga um bar tradicional e uma cervejaria artesanal. […]

374.jpg

FOTO: JULIANA SAYURI

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s