Ocupação feminista
Heloisa Buarque de Hollanda faz mapeamento inédito de novos feminismos
Por Juliana Sayuri
De Florianópolis
(Para Revista Tpm – 1/2/2019)
Aos 79 anos, a socióloga Heloisa Buarque de Hollanda não para. “Sou uma feminista das antigas, da ‘terceira onda’, mas sempre atenta ao presente e, principalmente, ao futuro. E o futuro será feminista”, diz ela, num dia de verão em Búzios (RJ).
Autora de mais de 45 livros e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a socióloga recentemente lançou Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. Em breve, publicará outros três títulos: Feminismo no Brasil: textos fundamentais e Pensamento feminista: fundamentos 1975-2015, que pretendem mapear as principais autoras feministas, e 25 poetas, que apresenta autoras da poesia marginal, uma referência à sua clássica antologia 26 poetas hoje, organizada em 1976, durante a ditadura militar, e reeditada em 2007.
A socióloga coordena o Programa Avançado de Cultura Contemporânea na federal do Rio, onde desenvolve os projetos Universidade das Quebradas e Laboratório da Palavra. Rodeada por jovens acadêmicas no campus, ela se impressionou com a efervescência do movimento feminista desde 2013 –e, intrigada, foi ouvi-las: pediu para suas orientandas apresentarem suas amigas feministas jovens. “Foi como tomar café com minhas netas. Ouvir suas experiências, expectativas. Foi um longo exercício de escuta”, define […]

FOTO: DIV.
Categories: jornalismo
1 reply »