revista tpm

Opinião feminina

De Joan Didion a Nora Ephron, livro reúne autoras que marcaram discussões culturais e políticas do século 20

Por Juliana Sayuri
De Florianópolis
(Para Revista Tpm – 12/11/2018)

Ousadas, intrometidas, abusadas, elas conseguiram ocupar um lugar muitas vezes negado a mulheres: o debate público. Ainda assim, ficaram marcadas por adjetivos provocativos como os citados, como se estivessem se metendo onde não foram chamadas.

Este é o fio condutor do livro recém-lançado no Brasil, Afiadas: as mulheres que fizeram da opinião uma arte, da premiada jornalista e crítica canadense Michelle Dean.

No prefácio, a autora esclarece o título: a expressão “afiada” é elogiosa e, ao mesmo tempo, provocativa. Dizer que um autor é “afiado” é um elogio, quer dizer, incisivo, inteligente, perspicaz. Atribuir o adjetivo a uma autora, por outro lado, pode conter uma ironia implícita.

“Um objeto afiado, no final das contas, corta. Quanto mais pensava sobre isso, mais considerava quanto havia de fantasia em curso quando tais mulheres eram chamadas não só disso, mas de maldosas ou misteriosas, ou recebiam qualquer outro rótulo de tom vagamente ameaçador. A fantasia era de que eram destrutivas, perigosas e voláteis”, diz na introdução. […]

366.jpg

FOTO: DIV.

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s