vice brasil

Querem gongar a Parada da Diversidade de Balneário Camboriú

Na cidade do antigo “muso do impeachment”, governa-se para a maioria, não para as minorias

Por Juliana Sayuri
De Florianópolis
(Para Vice – 8/11/2018)

Eles não estão pedindo privilégios ou pencas de “acué” – gíria gay para dinheiro, citada no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estão pedindo a liberação de uma das pistas da Avenida Atlântica, na orla de Balneário Camboriú (SC), para passagem da 6a Parada da Diversidade num domingo (18).

Ante a resistência da administração da cidade de 130 mil habitantes, é pedir muito.

Foi assim nos últimos anos: a manifestação LGBT dependeu de liminar judicial para acontecer – o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) precisou intervir com mandados de segurança em 2014, 2016 e 2017 para garantir a possibilidade de realização da parada gay. Na última vez, a Secretaria de Turismo alegou que a marcha LGBT não tinha “apelo turístico”, “atrapalha o trânsito” e não desperta interesse para a prefeitura.

A saga se repete nesta sexta edição: os organizadores protocolaram pedido de apoio municipal no dia 10 de agosto, mas, às vésperas da parada, não receberam resposta.

A 6ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú recebeu na manhã desta quinta-feira (8), prazo estipulado pelo MPSC, a resposta oficial da prefeitura recusando apoio à parada. “O que acontece no presente caso é um atentado aos princípios da isonomia, igualdade e liberdade das pessoas que buscam, dentro dos limites permitidos em lei, ganhar o seu espaço e tentar minimizar a discriminação que paira neste país”, informou a promotoria à reportagem. O promotor Jean Michel Forest está avaliando instaurar inquérito civil para apurar ato de improbidade administrativa à prefeitura balneocamboriuense por eventual discriminação. […]

365.png

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s