travessia – estado

Fotografo, logo compartilho

Por Juliana Sayuri
De São Paulo
(Para O Estado de S. Paulo – 30/12/2012)

Tempo de muitas imagens. E imagens fortes. Só para lembrar algumas que marcaram 2012: os corpos olímpicos de Londres, os corpos esquecidos na Síria, o histórico pouso do Curiosity em Marte, o salto de um austríaco alucinado na estratosfera, a rebeldia das Pussy Riot, a fúria da tempestade Sandy, o aceno de Julian Assange na embaixada equatoriana, o punhado de manifestações coloridas ao estilo Anonymous, Occupy, #YoSoy132 e, literalmente, a torcida do Corinthians. Imagens tradicionalmente classificadas como fotojornalismo. Enquanto isso, no paralelo, outras imagens se destacaram: o político viajando com a família no helicóptero oficial, o outro político fazendo careta no corpo a corpo na periferia, o ministro, o presidente, o céu da cidade, a luz, o trânsito, o flagra, a pose, a rua, o cotidiano. Torrente visual de milhares de fotografias digitais compartilhadas, feitas por anônimos e famosos, amadores e profissionais, no Instagram, uma simples rede social disponível para iPhone e Android – fundada pelo brasileiro Mike Krieger e pelo americano Kevin Systrom, e neste ano arrematada por Mark Zuckerberg, do Facebook, por US$ 1 bilhão.

Emolduradas com um quê de Polaroid e uma notável paleta de cores, efeitos e filtros, as fotos instantaneamente caem em outras redes, como Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr. O Instagram conquistou mais de 100 milhões de usuários desde sua estreia, em outubro de 2010, um tempo recorde para a popularização de um apetrecho tecnológico plugado em um aparelho móvel que, num tempo não muito distante, servia expressamente para receber e realizar simples chamadas telefônicas. E foi pensando nesse potencial imagético que o Aliás convidou o fotógrafo Gal Oppido para ilustrar as páginas da edição especial Travessia 2012/2013 com uma seleção de fotos que ele fez usando exclusivamente o iPhone, todas lançadas no éter do Instagram, ao ritmo de 50 por dia. […]

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