estado

Quarteto fantástico


Por Juliana Sayuri
(Para Viagem – O Estado de S. Paulo – 26/6/2012)

Ares de romance, história e aventura – uma dose de drama político, outra de originalidade cult e um bom copo de boemia. É o mínimo que se pode esperar de uma visita a Eslováquia, Hungria, Polônia e República Checa. Por ali a história deixou rastros marcantes como as heranças sombrias da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e os tempos severos da simbólica Cortina de Ferro, na Guerra Fria (1945-1989) – isso só para mencionarmos a história recente do século 20.

Leia mais:
Budapeste: Tons de amarelo no horizonte 
Bratislava: Dedique mais de um dia à pequena cidade
Cracóvia: Um resumo do melhor da vizinhança 
Praga: Caprichos sem-fim de uma princesa checa

De lá para cá, a cortina se abriu: os horizontes cinzentos deram lugar a uma atmosfera sublime, fonte de inspiração para as artes, o cinema e a literatura. Não por acaso, premiadas produções cinematográficas como A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg, e O Pianista (2002), de Roman Polanski, foram rodadas nesses territórios. E, não à toa, dali vieram intelectuais contemporâneos como Bruno Schulz, István Mészaros, Milan Kundera, Péter Esterházy e Zygmunt Bauman, além de saudosos literatos como Franz Kafka (1883-1924). 

Desde 2003, Eslováquia, Hungria, Polônia e República Checa se uniram para aquecer o turismo em seus territórios, sob o selo Quarteto Europeu, iniciativa do grupo Visegrad Four (V4). Em 2004, os quatro países entraram na União Europeia – mas, por enquanto, só a Eslováquia foi aceita na zona do euro. Em 2007, aderiram ao Espaço Schengen (acordo diplomático sobre a política de abertura de fronteiras europeias entre os países signatários). […]

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s