revista mundo estranho

Quais instrumentos de guerra foram projetados por Da Vinci?

Por Juliana Sayuri
De São Paulo

(Para Editora Abril – 4/2012)

Entre as invenções bélicas, Leonardo Da Vinci criou várias engenhocas estratégicas de ataque e de defesa. Além de ser um dos pintores mais célebres da história, o italiano também se aventurou como engenheiro. Contratado por senhores da guerra, como o duque Ludovico Sforza, de Milão, entre 1483 e 1490, e o cardeal César Bórgia, de Florença, entre 1502 e 1504, o inventor renascentista fez desenhos revolucionários de diversas armas militares, como protótipos de helicópteros, submarinos e tanques de guerra. Sempre à frente de seu tempo, muitos de seus projetos, pensados nos séculos 15 e 16, só saíram do papel quase 400 anos depois, com o avanço da tecnologia.

A ARTE DA GUERRA
Confira esboços do próprio Da Vinci para projetos bélicos

Bombas fragmentadas
ANO 1490

Da Vinci aprimorou as balas de canhão. Quando acionadas, as bombas liberavam fragmentos afiados e projéteis menores em alta velocidade e em todas as direções, ampliando o campo de destruição. O artefato acabou sendo “inventado” e utilizado pelos alemães nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Canhão giratório
ANO Entre 1485 e 1489

Para fugir do simples canhão com rodinhas, Leonardo pensou em uma estrutura fortificada de madeira, com 16 bocas de fogo de artilharia, capaz de girar e disparar em várias direções.
 O protótipo não saiu do papel, já que, na época, era impossível fazer com que uma estrutura tão pesada fosse firme e dinâmica ao mesmo tempo.

Metralhadora
ANO 1482

Foi a precursora das metralhadoras de hoje.
 Com 12 canos de disparo, foi projetada para
ser leve e capaz de atirar várias balas ao mesmo tempo. O único problema era a dificuldade em repor a munição. A ideia só se concretizou em 1884, quando o norte-americano Hiram Maxim criou
a Maxim Gun, que já era automática e portátil

FONTES / Livros Machines: Da Vinci’s Inventions Revealed e Leonardo’s Machines: Secrets and Inventions in the Da Vinci Codices, de Domenico Laurenza, editado por Edoardo Zanon e Mario Taddei. Documentário Doing Da Vinci, do Discovery Channel.

1

 .

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s