revista sãopaulo

Novatos em alta

Por Juliana Sayuri
De São Paulo
(Para Folha de S.Paulo – 12/2/2012)

1
A edição deste domingo (12) da sãopaulo traz uma reportagem sobre o perfil do novo síndico paulistano. Atualmente, 4 milhões vivem em condomínios verticais e horizontais da capital paulista. Governar essas microcidades é tarefa para cerca de 30 mil síndicos eleitos em assembleias que acontecem principalmente no primeiro trimestre do ano.

A reportagem ouviu dez especialistas no assunto. Eles garantem: o perfil do síndico paulistano está mudando. A reeleição ainda predomina em 70% dos prédios (mas há dez anos, a estimativa superava 90%). Entretanto, é cada vez maior o número de síndicos novatos (1 em cada 5 edifícios residenciais da cidade).

O motivo? A acelerada verticalização da metrópole, com empreendimentos imobiliários novinhos em folha, que são assumidos por síndicos novos, mais criativos e antenados com questões como a valorização patrimonial, a transparência financeira total, a tecnologia e as iniciativas de sustentabilidade. É a política da boa vizinhança 2.0. Leia mais.

*

‘Tatuagem é marca de metrópole’

JS

Desde 1987 em São Paulo, a baiana Penélope Nova, 37, fez escola na MTV. Após 14 anos, a filha do roqueiro Marcelo Nova (da banda Camisa de Vênus) saiu no ano passado da emissora, onde ficou marcada por DNA jovem, estilo moderno, humor irreverente e pelas muitas “tattoos”.

Para a ex-VJ, que negocia com outro canal um programa que deve estrear ainda neste ano, a cidade combina com a tinta na pele –e vice-versa. “Seja qual for a tribo a que você pertença, sempre tem alguém tatuado”, diz ela, que soma 24 desenhos, todos feitos em São Paulo. “É uma característica de uma metrópole diversificada, onde se misturam pessoas de todo o Brasil, de outras nacionalidades e de outras culturas.”

Black Ball Crew Tattoo
“Do pessoal do estúdio, recomendo o tatuador Fábio Pimentel para os estilos tribais -como os desenhos da tribo maori, nativa da Nova Zelândia, que estão em voga.”
R. Cristiano Viana, 119, Pinheiros, SP, tel. 0/xx/11/2548-8808.

Cyco City
“Para o estilo ‘new school’, mais urbano, inspirado no grafite e na arte de rua, tem de ser o Márcio Duarte, reconhecido pelos desenhos marcados por cores incríveis.”
R. Augusta, 2.387, Cerqueira César, SP, tel. 0/xx/11/3060-9346.

Mundo Cão
“Mauro Landin apavora nas ‘tattoos’ das ruas. Mexicanas, orientais e escritas são com ele. Mas é bom lembrar que o tatuador só atende com hora marcada por telefone.”
Av. Afonso Mariano Fagundes, 1.339, Saúde, SP, tel. 0/xx/11/9686-5301.

Rodrigo Mendonça
“Ele é um dos talentos da nova geração. Sua especialidade são as tatuagens de estilo oriental, seguindo a linha do Maurício Teodoro, que é seu parceiro e um dos meus tatuadores favoritos.”
R. Augusta, 2.333, cj. 5, Cerqueira César, SP, tel. 0/xx/11/9470-0338.

Sick Mind
“Para o estilo tradicional, o chamado ‘old school’, com influência do ‘rockabilly’, indico o tatuador Leo Tressino, que tatua nessa loja voltada para o pessoal do punk rock.”
Al. Jaú, 1.529, Jardim Paulista, SP, tel. 0/xx/11/3081-3899.

Comments:

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s