Manifestantes realizam protesto contra a homofobia em São Paulo
Por Juliana Sayuri
De São Paulo
(Para Folha.com – 25/9/2011)
Manifestantes realizaram no fim da noite de sábado (8) um protesto na esquina das ruas Bela Cintra e Fernando de Albuquerque, na Consolação (região central de São Paulo), onde um casal gay foi agredido na madrugada do dia 1º de outubro.
O ato foi articulado por amigos do casal e ativistas do movimento LGBT no Facebook, na página “Todo mundo gay no Facebook”, que contava com a presença confirmada de 3.130 pessoas. O evento foi marcado para às 23h30, hora em que o analista fiscal Marcos Paulo Villa, de 32 anos, e o namorado foram agredidos, depois de saírem do bar Sonique. “A maioria das pessoas não consegue sequer imaginar a possibilidade de se tornarem vítimas de um ataque tão bárbaro, covarde e gratuito, motivado apenas pelo ódio de alguns seres humanos pobres de espírito. Todo nosso mundo foi abalado”, diz Villa, em carta divulgada à imprensa no local. Villa, porém, não pôde participar do encontro, pois estava ao lado do namorado, internado no hospital Nossa Senhora de Lourdes, no Jabaquara.

Foto: Luiza Sigulem
Com velas coloridas, faixas de protesto e purpurina no chão, os participantes reivindicaram a aprovação do PLC 122, o “Projeto de Lei por um Brasil sem Homofobia”. “São velas de luto, pela agressão. Mas também são velas de luta, porque precisamos reivindicar o respeito aos nossos direitos”, diz o estudante Guilherme Rodrigues, de 23 anos.
Categories: jornalismo